domingo, 7 de maio de 2017

Síntese "O Sorriso da Monalisa"

[1]O Sorriso de Mona Lisa

O Filme o “Sorriso da Mona lisa “, nos mostra como é importante nós professores sabermos os “Fundamentos da Educação”, pois, a Professora de História da Arte Katherine Watson representada pela atriz norte americana Julia Roberts, cultiva no filme um saudável ceticismoduvida dos modismos pedagógicos encontrados na  escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde  começa a lecionar em 1952 para jovens mulheres dos Estados Unidos , que buscava mudanças, mas, na verdade a democracia ali instituída era um disfarce, pois, o método de Ensino ali aplicado,  mostra uma visão inatista da sociedade da época, onde as mulheres ali matriculadas recebem  uma educação formal e respeitada  para se transformar em cultas esposas e responsáveis mães.
A professora se depara apenas com uma mascarada cultura de conhecimentos, o que na verdade são apenas informações memorizadas contidas em seus materiais de estudo.
Este método de ensino incomodava muito a liberal professora, vista pela gestão e corpo docente da Instituição de Ensino como questionadora e comunista, mas, isso não a fez desistir de sua metodologia de ensino, pois, acreditava que o norte do método de Ensino do Colégio, não estava formando jovens críticas e produtoras de história , mas sim, , reprodutoras da história.
“Para explicar que não há mudanças sem história – algumas das propostas e dos  pensamentos inovadores, já passaram pela história, e sem conhecê-los nos deixamos enganar e reproduzimos tempos históricos passados”
Antonio Nóvoa
            O objetivo da docente tinha fundamentos na Antropologia Filosófica – “Que ser  humano se quer formar...” e na Epistemologia Filosófica – “Pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos utilizados”, pois, era importante para ela o desenvolvimento humano e intelectual de suas jovens alunas.
            A concepção de conhecimento para a professora se mistura entre racionalista e empirista, pois, em suas aulas ela equilibra bem entre aprender pela “razão e abstração” quando ela pede para que suas alunas “façam uma leitura além da pintura “e por meio da “experimentação e sensibilização” quando ela solicita que as mesmas reproduzam pinturas de Van Gogh.
            No filme nos deparamos com um [2]Pessimismo Ingênuo, onde as garotas já estão com pensamentos prontos (casar, ter filhos, cuidar da casa somente) e não acreditam que estudar irá mudar o que pensam.
[3] Otimismo Ingênuo , o Colégio  acreditava  que seria a salvação de suas alunas as induzindo para uma sociedade completamente machista da época, reforçando a cultura e o meio de vida da época  e um [4] Otimismo Crítico, onde a professora acredita sim que podem fazer as duas coisas, ter família e profissão, expor suas idéias, vontades, desejos, ocupar seu espaço na sociedade, o qual lhes pertence.





[1] (no original em inglês, Mona Lisa Smile) é um filme americano de 2003 produzido pelo Revolution Studios e Columbia Pictures, dirigido por Mike Newell e escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal.

[2]  Atribui à escola uma função reprodutora; há a compreensão de que a Educação não é capaz de contribuir para as transformações sociais.
[3] Atribui à escola uma missão salvifica, teria ela uma função messiânica. Há a compreensão de que a Educação determina o desenvolvimento e o progresso.
[4] Atribui à escola autonomia relativa; a escola pode contribuir com as transformações.
Há a compreensão de que a Educação não é capaz de modificar sozinha a sociedade, mas reconhece sua contribuição para as transformações sociais.

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