segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Modos de expor obras artísticas


Hoje em dia há várias estratégias nas apresentações e exposições de arte; vários materiais e técnicas são usados nesses espaços. Como cores e cenários que tem relação com o tema ali exposto.
Isso divide opiniões pois especialistas afirmam que o que se deve destacar em uma exposição é a obra em si e o cenário deve ser neutro, para isso ocorrer. Já outros acham importante o uso do cenário, pois afirmam que é um recurso a mais para a exposição.
Como explica melhor o trecho retirado do livro “Entre cenografias: museu e a exposição de arte do século XX (pg. 43)”.
“Estratégias diferenciadas aparecem na disposição das obras de arte para apresentação pública. Novos materiais são usados na museugrafia, assim como outras modalidades de uso de espaço são introduzidas. Como se viu a parede e também os painéis não são apenas brancos, usam-se outras cores, criam-se novos cenários para se expor a arte.
Alguns especialistas defendem que o lugar ideal da exposição é o espaço “frio”, neutro, sendo tão importante as paredes brancas, e que o cubo branco ó recinto da mostra de arte.
Outros defendem a atração que causam os novos recursos comunicacionais da mostra. A cenografia para estes funciona como um forte atrativo para a ampla parcela de público que não conhece em profundidade o campo artístico; é um recurso para estimular a visitação da massa à exposição.
 
 
Fonte: “Entre cenografias: museu e a exposição de arte do século XX (pg. 43)”.
Colaboradores: Leonardo Zanardo de Oliveira Moço e Jéssica Aparecida Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua ideia, reflexão, comentário, tudo é muito importante para melhorarmos ainda mais a "Educação".

Projeto de Vida - O mundo chamado escola ao qual Pertenço

  Projeto de Vida 6º ano D/2020 O Mundo Chamado escola ao qual pertenço – P. 59/ Caderno do Aluno ...