A Bienal
Internacional de Arte de São Paulo, iniaciada desde 20 de outubro 1951, está em
sua 31ª edição. A exposição foi criada devido aos esforços do empresário e mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho (1892 - 1977) (conhecido como Ciccillo
Matarazzo) e de sua esposa Yolanda
Penteado. A segunda edição (1953)
ficou famosa por trazer ao Brasil a até então inédita no país Guernica, de Pablo
Picasso.
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A 2ª edição da Bienal, em dezembro de 1953, ocorre no parque do
Ibirapuera recém-inaugurado por ocasião das comemorações do IV Centenário da
cidade de São Paulo, e cujo projeto é assinado por Oscar Niemeyer (1907) e Burle
Marx (1909 - 1994).
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A Bienal de 1955, beneficiada por
46 trabalhos de Sophie Taeuber-Arp (1889 - 1943) e por 44 gravuras dos
muralistas mexicanos, marca a consolidação do evento.
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Em 1957, a exposição conta
com a presença surrealista e com a participação da obra de Jackson Pollock (1912 - 1956).
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A 5ª edição, de
1959, é grande sucesso de público e traz como novidade, segundo o crítico Mário Pedrosa (1900 - 1981), a "ofensiva
tachista e informal". Aí também é inaugurada uma área para teatro, que
passa a dividir o espaço, com as mostras de filmes, com as artes plásticas e a
arquitetura.
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Na 6ª edição, de
1961, a curadoria geral de Mário Pedrosa combina obras contemporâneas (Kurt Schwitters, 1887-1948) com
retrospectivas históricas (Alfredo Volpi (1896 - 1988)). A ampliação da participação nacional e a maior
representação de obras de caráter histórico valem uma série de críticas ao
evento.
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A mostra de 1963, por sua vez,
destaca-se pela grandiosidade que, a partir daí, torna-se um de seus traços
característicos.
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No período de 1965
a 1973, a Bienal sofre de perto os efeitos do golpe militar e da repressão
política no país. As participações, nacionais e internacionais, diminuem
sensivelmente, o que compromete o evento (mesmo assim, a mostra de 1967 conta
com representativa presença da arte pop).
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A oposição dos artistas à ditadura militar ganha expressão ampliada na 10ª Bienal (1969), quando, no Museu de
Arte Moderna de Paris, diversos artistas e intelectuais assinam o Manifesto Não
à Bienal.
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A partir da 14ª
Bienal (1977), a exposição passa a se organizar por núcleos temáticos, no interior
dos quais as obras passam a ser alocadas.
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Da década de 1980 em diante, os
curadores se notabilizam pela definição de temas e questões que orientam a
organização dos trabalhos, assim como pelas inovações museográficas.
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A 16ª e 17ª Bienais (1981 e 1983), sob a curadoria geral de Walter
Zanini, têm papel importante no
resgate do prestígio do evento, abalado na década anterior.
Em 1985 e 1987, a curadora da 18ª e 19ª Bienais, Sheila
Leirner, com o auxílio de
arquitetos, apresenta novas soluções para a montagem da exposição.
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Nos anos 1990, as mostras são
organizadas com base em grandes temas, por exemplo "Ruptura com o
Suporte" (1994) e "Antropofagia" (1998). Nessa década, as
bienais são tomadas por espetáculos de diversos tipos: dança, teatro, música
etc., o que faz delas eventos culturais mais amplos.
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Em 2010 foi realizada a 29ª edição, sendo que e a 30ª edição aconteceu
em 2012. A 31ª edição já está marcada para
acontecer em 2014, cujo tema será Política, sexo e religião.
31ª Bienal de São Paulo
Quando: de 6 de setembro a 7 de dezembro
Horários de visitação: terça, quinta, sexta, domingo e feriados: das 9h às 19h; quarta e sábado: das 9h às 22h; fechado às segundas
Onde: Pavilhão da Bienal (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, parque do Ibirapuera)
Quanto: de graça
Quando: de 6 de setembro a 7 de dezembro
Horários de visitação: terça, quinta, sexta, domingo e feriados: das 9h às 19h; quarta e sábado: das 9h às 22h; fechado às segundas
Onde: Pavilhão da Bienal (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, parque do Ibirapuera)
Quanto: de graça
Fonte (s) :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bienal_Internacional_de_Arte_de_S%C3%A3o_Paulo
(imagen e a história do bienal)
http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/31-bienal-foca-presente-com-politica-sexo-e-religiao
Colaboradoras:
Andressa Analice Gimenez 01
Thaisla Rosana
Martins Alves 18
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