quarta-feira, 3 de setembro de 2014

No passo a passo do Tambor de Crioula ...

       O Tambor de Crioula é um patrimônio cultural brasileiro desde 2007, uma forma de expressão que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Foi trazido para o Brasil entre os séculos XVIII e XIV por escravos, ele é utilizado como uma forma de diversão ou de pagamento de promessa, tendo hoje como local de ocorrência o estado do Maranhão.
     Os grupos são formados pelas coreiras(dançarinas), pelos tocadores e cantadores, que são conduzidos pelo ritmo do tambor e do canto até atingir a punga ou umbigada (principal parte da dança, onde as coreiras em um gesto  já combinado tocam o ventre uma das outras). embora a umbigada pareça com outras danças, somente no Maranhão é conhecida como tambor de crioula. ela não apresenta data fixa para que aconteça, tendo maior ocorrência na época do carnaval e das manifestações do boi-bumba.
         As apresentações ocorrem com três tambores, tocados com as mãos, um grupo de cantadores; a dança é executada pelas mulheres, que entram na roda uma de cada vez, para desenvolver a coreografia. O canto se inicia com um solista que puxa palavras de improviso que se repetem por horas seguidas. 
Antigamente, as festas aconteciam espontaneamente, e com numero ilimitado de participantes, hoje é necessário que os grupos tenham reconhecimento jurídico e uma sede, para que haja mais organização.


Fonte de pesquisa: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=856:tambor-de-crioula&catid=54:letra-t&Itemid=1 


Colaboradoras: Débora Cristina Bragio

                         Viviane de Assis Schiavoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua ideia, reflexão, comentário, tudo é muito importante para melhorarmos ainda mais a "Educação".

Projeto de Vida - O mundo chamado escola ao qual Pertenço

  Projeto de Vida 6º ano D/2020 O Mundo Chamado escola ao qual pertenço – P. 59/ Caderno do Aluno ...